2007-08-24 06:55:12
tags: 

Novo Wasabi: novidades no Blogcamp Sampa

Amigos,

Tenho estado um pouco sumido por aqui, mas garanto que é por um bom motivo, ou melhor, por vários bons motivos.

Um destes motivos é o Wasabi. Temos muitas novidades neste front, e gostaria muito de poder conversar sobre elas no blogcamp deste fim de semana.

Desde que lançamos o primeiro beta do Wasabi muita coisa aconteceu nessa nossa blogosfera tupiniquim. Naquela época, olhamos para nossa bola de cristal e vimos um futuro no qual acompanharíamos a vida dos nossos amigos simplesmente seguindo sua produção de conteúdo: seus blogs, fotologs, listas de links, podcasts e outros conteúdos, atualizados frequentemente, formariam um rico mosaico de tudo o que acontece com estas pessoas. Trata-se de um conceito difícil de implementar em forma de software, mas se você é um dos beta-testers do Wasabi sabe que nós temos alguma coisa interessante nesse sentido. Sabemos que a coisa ainda está incompleta: como a gente sempre fez o Wasabi como uma experiência, no tempo livre que temos, nunca conseguimos terminá-lo, de fato. Nosso site, diferentemente de alguns outros eternos betas que existem por aí, é beta pq realmente ainda não está pronto. :-)

Um dos motivos pelos quais nunca saímos ativamente atrás de investidores ou mesmo angels é porque não tínhamos um modelo de negócio fechado. Apesar de ser original em vários aspectos, a primeira versão de nosso querido agregador social não oferecia nenhum diferencial que nos deixasse seguros pra montar um business case que fizesse sentido pra nós e para os investidores. Assim, mantivemos o site em beta e fomos novamente olhar na nossa bola de cristal.

O que vimos desta vez foi bem diferente. Se hoje já somos quase 2 milhões de blogueiros só no Brasil, um número que cresce exponencialmente a cada ano, percebemos que no futuro vamos acompanhar não só a vida dos nossos amigos, mas tudo o que acontece no mundo, simplesmente seguindo esta produção de conteúdo. De fato, seguir a produção de conteúdo de todos estes blogs, fotologs, podcasts e sites de links (pra não falar na produção de vídeos e outras coisas que nem imaginamos ainda) é tão interessante que vai nos fazer
conhecer gente nova, fazer novos amigos... E aí percebemos que o conceito fundamental do Wasabi precisava mudar.

Como aumentar ainda mais o alcance desse conteúdo? Como potencializar a sinergia entre os conteúdos gerados por diferentes pessoas? Como fazer que o consumidor encontre conteúdo relevante em blogs que ele ainda não descobriu? E, fundamentalmente, como recompensar quem cria ou seleciona conteúdo de
qualidade?

Bem, amigos, acho que encontramos a resposta para essas perguntas, e encontramos também um modelo de negócios que parece muito interessante, e que você, blogueiro, é quem vai ganhar mais com ele.

No blogcamp que rola neste sábado e domingo, gostaria muito de conversar com todos os participantes sobre essa história, e, mais importante que tudo, saber o que vocês acham, o que gostam, o que não gostam, e como podemos fazer tudo isso realmente acontecer. De nossa parte, já estamos ativamente buscando investidores e desenvolvendo a nova versão.

Até lá!

4 Comentários:

[Avi Alkalay]  WTF é Wasabi? Entrei lá e só tem login.  [REPLY]

[tigo]  Owww Danilo, estou mesmo aguardando inovações no Wasabi.  [REPLY]

[Sergio Lima]  Desta vez vou acompanhar pelso feeds :-( Mas torcendo pra que as conversações sejam ótimas! Sucesso ao wasabi!  [REPLY]

[danilo]  Ô Serjão, você fez falta! Abraço grande e obrigado!  [REPLY]